quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

É amizade sim!

Engraçado como as coisas funcionam. Aquela história de ‘nunca diga nunca’ talvez cole aqui, talvez não. O porém é que, depois de tanto tempo procurando por alguém que eu chamaria de metade, eu descobri que não é sempre o sentimento de romantismo que nos faz viver momentos inesquecíveis. Bonitos, fofinhos por assim dizer. Engraçados, divertidos. Nada disso.

Não vou menosprezar o amor, nem me darei ao luxo de falar sobre ele, pois cansei de tentar compreender como as coisas funcionam – aliás, será que funcionam? Não é um mecanismo que pode ser decorado. É diferente, bem diferente. Cada caso é um caso, embora a sensação talvez seja a mesma.

Mas vamos falar de companhia. A companhia que eu sempre precisei estava tão perto, mas tão perto, que o desfoque ocular me impedia de enxergar. Verdade, sempre soube que tinha miopia. O tipo de pessoa que, uma vez ausente, a falta é nítida. O jeitinho de falar, a forma que sorri e o olhar doce. O manejo da cabeça, a voz tímida querendo cantar – cantar a vida, que parece renascer a cada manhã. As besteiras, os conselhos, as brincadeiras. Tudo o tornava único – o tornava especial, essencial, por que não? Eu precisava de uma distração.

Antes tentava me distrair nos braços alheios, buscando o que eu já tinha e não sabia. Exploração acredite ou não. Olhar ao redor, ver que nem tudo é o que parece ser e mudar a visão de jogo, de estratégia. Peraí, jogo? Ninguém aqui joga não, capitão! Deixa eu terminar a história.
Tá achando que é jeito de menininha apaixonada? Meu pai amado! Tenho 23 anos, sei muito bem do que falo – não é amor não senhor! É, é não acredita? Eu também não acreditava até viver tudo isso.
E foi assim que aconteceu, uma amizade cresceu, e o vazio que existia dentro do peito se preencheu. Moço enche o copo. Ficou até bonitinha a fala né? Combinando, rimando até. Nunca fui muito de palavras não. Filosofava sobre os relacionamentos que não deram certo por falta de assunto. Mas com ele é diferente. Falamos de lua, de estrelas, de música, de coisa boa. Ou de coisa sem sentido. Quem foi que disse que na vida tudo tem sentido? Eu perdi os meus.

E agradeço imensamente por ter perdido, sabe? Ele me faz tão bem, tão bem. Um abraço bom, o senhor entende? Eu tô falando, não to apaixonada não! Isso é passado. Vendi o coração, joguei todo o amor que tinha fora. Nunca sofreu por um amor que não deu certo? Mas as coisas passam. A última coisa que aquele vagabundo me disse foi que ‘as coisas mudam para o bem’, e eu acreditei piamente em cada palavra dele! Olha só onde estou agora. Felizmente essa profecia veio a acontecer.
Já ouviu falar da tal da lei da atração? Tem muita gente ganhando grana em cima dela. Fazendo livro, remontando interpretações pra vender mais. Até aquela lá, da televisão, lembra? A que apresenta um programa de culinária... Então, até ela! Escreveu algo sobre essa tal lei. Sabe que às vezes eu acho que funciona sim? Pensamento positivo atrai coisas positivas. E o que eu tava procurando há tanto tempo? Companhia.

Se eu sou louca? Talvez. Tinha tanta gente ao meu redor, conhecia gente nova a todo instante – e adorava, não pense o contrário! Eu gostava sim. Só que nenhuma conseguiu construir algo que fizesse a diferença. E ele apareceu, doutor. Apareceu sim, do nada. Foi engraçado, eu tava procurando outra pessoa. Foi sem querer. Colega todo mundo tem, é verdade. E amigo, o senhor tem? O Juca não é amigo, é cliente do boteco. É desde que abriu, o mendigo fila bóia sempre que pode. Mas é amigo? Te faz sorrir quando você precisa? Você sente falta quando ele não aparece? Confia em ti?

Então é amigo, e é raro. Pessoa simples e rara. E por isso eu digo: isso não é discurso de adolescente apaixonada. Isso é discurso de quem ainda acredita nas pessoas. Consegue ver, mesmo que míope, que além daquela capa que todos nós vestimos, existe gente do bem, que quer fazer o bem, que só quer te ver bem. E é nisso que dou valor. Vê a conta aí pra mim.

4 comentários:

  1. Legal o texto, mto bem construido! Foi vc q escreveu? "Tenho 23 anos, sei muito bem do que falo" (?)
    xD

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana Luiza, seus textos sempre me surpreendem!
    Excelente.

    Berenice


    Se puder , espia meu blog bereniceportopr.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Falar de amor com tanta experiência e sobriedade sempre foi para mim um empecilho. É deveras mais fácil acreditar na versão romanceada e tapar os olhos, preferindo a ilusão. Ao me dispor à leitura do seu texto fui arrebato pelas palavras sóbrias e diretas, precisas em todos os graus. Atingiu pontos em mim que de fato necessitavam de certos lembretes e sou grato por isso. Permitiu-me visão diante de nós cegos produzidos por crenças mistificadas que não se aplicam. Só me resta esperar pelos próximos textos, e que sejam tão bons ou melhores que este. Ganha hoje mais um leitor.

    Um beijo e até a próxima!

    ResponderExcluir